A importância da comunicação interpessoal nas empresas
Muitas
competências comportamentais são valorizadas no ambiente empresarial.
Habilidades de liderança; automotivação, para o trabalho em equipe,
criatividade destacam-se entre os diferenciais que as empresas buscam encontrar
em seus colaboradores, entretanto, a excelência na comunicação interpessoal é
item fundamental para o sucesso de líderes, colaboradores e equipes.
Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto a colaborar.
A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão.
Agora imagine o contrário, um colaborador que não consegue responder de forma clara seu líder, relatar suas atividades, seus resultados, compartilhar suas ideias e relacionar-se bem com os colegas. Nos dois casos há algo de errado na forma comunicação, e que precisa ser urgentemente melhorado.
Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão, isso inclui ter uma visão sistêmica da empresa, estar disposto e pronto a colaborar.
A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Imagine um “chefe” que não consegue ser entendido, pois não sabe dar ordens ou explicar, de forma clara, a finalidade de uma ação, projeto, compartilhar seus conhecimentos ou dar um feedback. Com certeza, os colaboradores sob sua tutela terão dificuldades de entender as tarefas e executá-las com exatidão.
Agora imagine o contrário, um colaborador que não consegue responder de forma clara seu líder, relatar suas atividades, seus resultados, compartilhar suas ideias e relacionar-se bem com os colegas. Nos dois casos há algo de errado na forma comunicação, e que precisa ser urgentemente melhorado.
Albert Mehrabian e a Comunicação Interpessoal
Pesquisa realizada pelo psicólogo americano e professor
emérito da Universidade da Califórnia – UCLA, Albert Mehrabian, constatou que
as formas de comunicação não -
verbais, feitas através de: gestos, postura corporal e contato visual, são
55% mais impactantes do que outras formas de comunicação, por ser uma forma
universal de relacionamento entre as pessoas.
Ainda segundo Mehrabian - 38% do impacto da comunicação
reside em nosso Tom de voz e apenas 7% nas Palavras propriamente ditas. Desenvolver as
habilidades de comunicação não-verbal e verbal, portanto, é essencial para
potencializar os resultados e construir harmonia nas relações
interpessoais.
Busque aperfeiçoar sua comunicação. O domínio desse
recurso possibilita que os colaboradores e líderes possam conhecer-se melhor,
realizar projetos juntos, dar feedbacks, receber orientações de forma madura,
interagir e alcançar melhores resultados para empresa, como também alcançar
qualidade nas relações interpessoais, tanto dentro como fora do ambiente de
trabalho.
Fonte: http://tqcqualidade.blogspot.com.br
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