Método de Análise e Soluções de Problemas
MASP é a abreviação de Método de
Análise e Solução de Problemas que utiliza o ciclo
PDCA através de oito etapas.
O objetivo desta ferramenta de
qualidade é resolver problemas complexos relacionados a serviços, produtos ou
processos dentro da empresa.
As etapas do MASP
dividem-se em:
- Identificação do problema
- Observação
- Análise
- Plano de ação
- Ação
- Verificação
- Padronização
- Conclusão
MASP e PDCA
Como já dissemos, o MASP
possui relação direta com o PDCA. Assim, suas etapas estão ligadas ao ciclo da
seguinte forma:
Plan: etapas 1 a 4;
Do: etapa 5;
Check: etapa 6;
Action: etapas 7 e 8.
Embora pareçam totalmente iguais
devido a relação entre suas etapas, as diferenças entre o MASP e o ciclo
PDCA estão:
- O ciclo PDCA é um método de solução de problemas, onde as causas dos problemas são investigadas através dos fatos, causas e efeitos, de maneira detalhada a fim de oferecer medidas planejadas.
- MASP é uma ferramenta sistêmica utilizado para solucionar uma situação de insatisfação que pode acontecer devido a um desvio de padrão ou objetivo, que leva a diversas alternativas de ação.
Importância do MASP
O MASP é uma peça
fundamental para manter a qualidade de maneira controlada. Ele pode ser usado
para acabar com diversos erros da empresa, ajudando a direcionar os processos e
colaborando sempre para a melhoria da qualidade.
Um fator de grande importância do
MASP é que ele trabalha através de dados e fatos e não apenas de “bom
senso” ou “intuição”, tornando este processo de decisão mais racional e
evitando assim perda de tempo e dinheiro.
Como o maior objetivo do MASP
é aprimorar serviços e produtos, uma de suas conseqüências é o aumento de lucro
da empresa. E mais: ele pode ser utilizado em um setor, vários deles ou
individualmente.
Como realizar as etapas do MASP
Para utilizar o MASP em
sua empresa e aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta administrativa é
preciso conhecer passo a passo todas as suas etapas a fim de conseguir o melhor
resultado possível. São elas:
- Etapa 1 – Identificação do
Problema
A primeira etapa do MASP consiste
em identificar e determinar com exatidão qual o problema existente. Para isso,
ele deve ser detalhado da melhor forma possível, se possível até com uso de
porcentagens e dados que ajudem a verificar a falha de um equipamento ou
processo.
Depois da identificação do
problema é preciso definir metas (mais uma vez bem detalhadas) e bons
indicadores que possam ajudar na conclusão dos resultados. Deixe para descobrir
as causas do problema em outro momento, agora apenas identifique-o.
- Etapa 2 – Observação
Este é o momento de observar o
problema que foi identificado para poder coletar o maior número de informações
possíveis com o objetivo de ajudar na solução do problema.
Vale ressaltar que também não é o
momento de buscar as causas e questionar as origens do problema.
Exemplos de ferramentas que
ajudam na coleta de informações desta fase de observação do MASP são:
folha de verificação, diagrama de Pareto, brainstorming, histogramas, gráficos
de controle, entre outras.
- Etapa 3 – Análise
Nesta terceira etapa do MASP,
as informações e dados coletados na etapa de observação devem ser analisados.
Se você estava querendo descobrir as possíveis causas do problema, chegou o
grande momento.
Algumas dicas que podem ajudar é
comparar se o problema acontece sempre nas mesmas épocas, horários ou situações
parecidas.
O diagrama de Causa e Efeito pode
ter utilizado junto com o brainstorming para achar os motivos do problema. No
momento de verificar a prioridade das causas, a matriz GUT e o gráfico de
Pareto poderão ajudar.
- Etapa 4 – Plano de ação
É o momento de planejar suas
ações no MASP e a melhor ferramenta para auxiliar na montagem de um
melhor plano de ação para a resolução do problema é o 5W2H.
Lembre-se que você deve
atentar-se as causas do mesmo no momento de realizar o plano de ação no MASP
e não ao problema em si, pois agir contra ele mesmo seria como “dar tiros no
escuro”.
- Fase 5 – Ação
Chegou o momento de agir, ou
seja, executar o seu plano de ação que foi feito na etapa anterior do MASP.
É muito importante que as pessoas
envolvidas neste projeto de melhoria estejam treinadas e capacitadas para
ajudarem no projeto. Se considerar que a equipe não está preparada, antes de
executar alguma coisa, faça um treinamento. Embora pareça perda de tempo, é na
verdade ganho dele.
- Etapa 6 – Verificação
A verificação no MASP nada
mais é do que ver se tudo ocorreu da maneira planejada, desde prazos, custos
estimados, resultados e até as metas iniciais.
É uma fase muito importante para
analisar se tudo está ocorrendo conforme esperado.
- Etapa 7 – Padronização
Como já houve a verificação dos
resultados, agora é possível ver se as ações tomadas trouxeram benefícios para
a empresa. Se sim, é importante que elas sejam padronizadas para mudar a
operação de alguns processos e manter a qualidade dos mesmos.
Dicas de ferramentas
administrativas que ajudam na padronização são fluxogramas e POP’S.
- Etapa 8 – Conclusão
Finalmente você passou por todas
as outras etapas do MASP e chegou à conclusão.
Para que tudo fique documentado e
a qualidade possa ser mantida, é importante avaliar as experiências obtidas e
arquivar documentos e informações utilizados na solução do problema porque os
mesmos podem ser úteis depois para problemas semelhantes.
Depois de realizar as oito etapas
do MASP com certeza terá solucionado seu problema e aumentado a
qualidade de seus produtos e serviços. Então aproveite as vantagens dessa
ferramenta administrativa e utilize hoje mesmo o MASP em sua empresa
para ganhar muito mais dinheiro.
Fonte: http://tqcqualidade.blogspot.com.br/2013/06/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html
Fonte: http://tqcqualidade.blogspot.com.br/2013/06/normal-0-21-false-false-false-pt-br-x.html
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