Leia o que a revista Avicultura Industrial escreveu sobre a mais nova aquisição da empresa Agrogen...
A Agrogen, de Montenegro,
anunciou a incorporação do frigorífico Frango Seva, de Pato Branco (PR), o que
deve elevar seu faturamento para R$ 800 milhões em 2014. O valor é 28% maior do
que a projeção anterior, de R$ 625 milhões. Com a nova planta, a empresa gaúcha
aumenta sua capacidade de abate para oito milhões de frangos por mês, acréscimo
de cerca de dois milhões. Além disso, o número de funcionários passa de dois
mil para três mil. Os diretores da empresa preferiram não informar os valores
envolvidos na transação.
O negócio está inserido no
plano de expansão da companhia, especialmente no mercado interno das regiões
Sul e Sudeste. Os passos iniciais foram dados em 2010 e 2012, com as aquisições
de um frigorífico em Sete Lagoas (MG) e de outra unidade em Itapejara D´Oeste
(PR), respectivamente. De acordo com o diretor administrativo, Gerson Müller,
atualmente, 70% do faturamento da Agrogen é oriundo de exportações. Contudo, o
objetivo é equilibrar as rendas internas e externas em 50% para cada uma.
Agora, o sistema produtivo – granjas, incubatórios, laboratório, fábricas de
ração e frigoríficos – é composto por 15 unidades no Rio Grande do Sul, Paraná
e Minas Gerais.
“O Brasil é um grande
consumidor de frango, e não podemos deixar esse mercado de lado. Com a
incorporação da Frango Seva, teremos melhores condições de atender à região Sul
e agregaremos um mix de produtos, com outros tipos de corte e embalagens, por
exemplo”, resumiu Müller. A intenção é especializar o trabalho das
plantas: “Nossa meta é chegar a 10 milhões de abates de frango por mês nos
próximos dois anos a partir de investimentos em rentabilização por meio de um
desempenho técnico diferenciado”, afirma.
A planta de Pato Branco
também deve ser habilitada para a venda ao mercado comum europeu, segundo
Müller. “Estando em conformidade com as exigências europeias, poderemos
atender, consequentemente, outros mercados importantes, como o Canadá e a
África do Sul”, projeta. A Agrogen está prestes a completar 24 anos, atuando na
multiplicação genética de matrizes de aves no Brasil e no setor de produtos
frigoríficos à base de carne de frango com as marcas nat. Alimentos, lançada em
2009, e Avia, desde 2013, focada nas operações comerciais no exterior.
Fonte: http://www.aviculturaindustrial.com.br
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