1. TOTAL
SATISFAÇÃO DOS CLIENTES:
A empresa precisa prever as necessidades e superar
expectativas do cliente. A gestão pela qualidade assegura a satisfação de todos
os que fazem parte dos diversos processos da empresa: clientes externos e internos,
diretos e indiretos, parceiros e empregados.
2.
GERÊNCIA PARTICIPATIVA:
É preciso criar a cultura da participação e passar
as informações necessárias aos empregados. A participação fortalece decisões,
mobiliza forças e gera o compromisso de todos com os resultados. Ou seja:
responsabilidade. O principal objetivo é conseguir o “efeito sinergia”, onde o
todo é maior que a soma das partes.
3. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS:
3. CONSTÂNCIA DE PROPÓSITOS:
A adoção de novos valores é um processo lento e
gradual qu deve levar em conta a cultura existente na organização.Os novos
princípios devem ser repetidos e reforçados, estimulados em sua prática, até
que a mudança desejada se torne irreversível. É preciso persistência e
continuidade.
4. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO:
4. APERFEIÇOAMENTO CONTÍNUO:
O avanço tecnológico, a renovação dos costumes e do
comportamento levam a mudanças rápidas nas reais necessidades dos clientes.
Acompanhar e até mesmo antecipar as mudanças que ocorrem na sociedade [com o
contínuo aperfeiçoamento] é uma forma de garantir mercado e descobrir novas oportunidades
de negócios. Além disso, não se pode ignorar a crescente organização da
sociedade civil, que vem conquistando novas leis e regulamentos para a garantia
dos produtos e serviços.
5. DESENVOLVIMENTO DE RH:
5. DESENVOLVIMENTO DE RH:
É possível ter o máximo controle sobre os
empregados, determinar normas rígidas, supervisionar, fiscalizar. Mas nada será
tão eficaz quanto o espírito de colaboração e a iniciativa daqueles que
acreditam no trabalho.
6. DELEGAÇÃO:
6. DELEGAÇÃO:
O melhor controle é aquele que resulta da
responsabilidade atribuída a cada um. Só com os três atributos divinos –
onipresença, onisciência e onipotência – seria fácil ao empresário desempenhar
a mais importante missão dentro da organização: relacionar-se diretamente com
todos os clientes, em todas as situações. A saída é delegar competência.
7. GARANTIA DA QUALIDADE:
A base da garantia da qualidade está no
planejamento e na sistematização [formalização] de processos. Esta formalização
estrutura-se na documentação escrita, que deve ser de fácil acesso, permitindo
identificar o caminho percorrido.
8. NÃO-ACEITAÇÃO DE ERROS:
O padrão de desempenho desejável na empresa deve
ser o de “Zero Defeito”. Este princípio deve ser incorporado à maneira de
pensar de empregados e dirigentes, na busca da perfeição em suas atividades.
9. GERÊNCIA DE PROCESSOS:
A gerência de processos, aliada ao conceito de
cadeia cliente-fornecedor, faz cair as barreiras entre as áreas da empresa,
elimina feudos e promove integração. A partir do cliente externo, os processos
se comunicam: o anterior é o fornecedor, o seguinte, cliente.
10. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES:
10. DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES:
A implantação da Qualidade Total tem como
pré-requisito transparência no fluxo de informações dentro da empresa. Todos
devem entender qual é o negócio, a missão, os grandes propósitos e os planos
empresariais.
Fonte:http://www.apostilasdaqualidade.com.br
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